Se tem um problema que causa situações de vergonha nas crianças é o xixi na cama. Dormir na casa de colegas, participar de festas do pijama são uma agonia para essas crianças, isso quando aceitam participar. Esse problema é bem mais comum do que você imagina. O nome científico para isso é Enurese Noturna, e acontece com 1 em cada 10 crianças entre 6 e 10 anos, e com 1 em cada 20 com mais de 10 anos.
A causa da enurese é ainda desconhecida, mas o que se sabe é que se um dos pais tiver passado por esse problema na sua infância, a probabilidade de que um filho também o apresente é muito grande. É necessária avaliação médica para afastar a possibilidade de alguma causa anatômica que possa ser corrigida, ainda que isso seja muito raro.
Alguns trabalhos científicos recentes têm reforçado a eficácia do tratamento homeopático para a enurese noturna.
A maioria dos pais compreende que esse xixi na cama é totalmente involuntário, mas alguns insistem em atribuir culpa à criança, assim somando o medo à vergonha. Até os 15 anos esse problema já terá sido superado por quase todos os adolescentes, sem nenhum tratamento. Mas devido ao impacto psicológico e social que causa na criança, é melhor tratar antes. Existem tratamentos alopáticos e homeopáticos para isso. O homeopático tem a vantagem de não oferecer efeitos colaterais.
Alguns trabalhos científicos recentes têm reforçado a eficácia do tratamento homeopático para a enurese noturna. Há a mesma eficácia do tratamento alopático, com menor retorno dos sintomas após 6 meses.
Muito além do tratamento com remédios, sejam homeopáticos ou alopáticos, é preciso ter em mente que a criança que faz xixi na cama não escolheu isso. É algo que foge à sua vontade. Ela não o faz de propósito!
Se você fazia xixi na cama quando criança, provavelmente passou por situações de vergonha e deixou de fazer muitas coisas que desejava, mas tinha medo de passar por uma situação de ridículo.
Ela necessita o apoio daqueles que são responsáveis por seus cuidados, no caso, seus pais. A criança deposita uma confiança quase que absoluta em seus pais nessa idade e suas palavras deixam marcas permanentes na mente, como se fossem tatuagens mentais. Essas marcas repercutem na vida adulta de forma inconsciente, afetando a autoimagem, a autoestima, o valor próprio. Se você fazia xixi na cama quando criança, provavelmente passou por situações de vergonha e deixou de fazer muitas coisas que desejava, mas tinha medo de passar por uma situação de ridículo.
Olhando novamente para os números do primeiro parágrafo, 1 em cada 10 crianças faz xixi na cama, o que é um número bem relevante, e mostra que não é uma situação rara. No entanto, não se toca nesse assunto, ele é geralmente tratado como um segredo familiar. Quando alguma criança vem à consulta e um dos pais menciona esse problema, geralmente tem uma introdução, não é falado diretamente: “a gente tem um probleminha à noite”. A reação habitual da criança diante dessa fala inicial é pedir para que não fale nada. É preciso encarar com mais naturalidade o problema do xixi na cama, e oferecer à criança apoio ao invés de críticas, além do tratamento médico adequado.
Referência :
An open observational trial evaluating the role of individualised homoeopathic medicines in the management of nocturnal enuresis.
Saha Sangita, Tamkeen Rumsha, Saha Subhranil
Year : 2018 | Volume: 12 | Issue Number: 3 | Page: 149-156